terça-feira, 4 de novembro de 2008

Experiência com uma cadeirante

Vou falar agora sobre um assunto um pouco delicado que ocorreu hoje com minha avó e eu!

Minha avó ja sofreu 3 AVC's (vulgo Derrame Cerebral), por conta desse fato, tem dificuldades de locomoção. Quase não sai de casa, e poucos passos para ela são desgastantes. Por esse motivo, leva-la ao centro comercial da cidade se transforma em um suplício!

Pela primeira vez hoje, a acompanhei hoje até o banco onde recebe sua aposentadoria para fazer a famosa prova de vida (que por sí so ja é uma humilhação, pois quem tem direito ao benefício tem que provar que esta vivo, mas alguns quase morrem no caminho do banco - Acho até que essa tal prova de vida serve para isso, matar os idosos de acidente ou de humilhação), na minha opinião, o poder público deveria disponibilizar alguns profissionais para fazer essa tal "prova" nas residências dos que tem deficiência fisica, pois o banco ao menos tem estrutura para receber cadeirantes.

Bom, o caso e que como nao temos carro, tivemos que chamar um taxi... até ai tudo bem, porque demos a chance de encontrar um taxista educado e paciente. O Sofrimento começou quando saimos do taxi!

1° Obstaculo: São quase escassas as calsadas com rampas para que se possa subir com a cadeira. Se o deficiente não estiver acompanhado, cai mas não sobe na calsada!

2° Obstáculo: O Banco até tem uma porta para deficientes, mas já estando dentro é impossivel chegar no local determinado,o que já gera um grande desconforto, pois a pessoa que está na cadeira acaba achando que está atrapalhando!

E o pior de todos esses obstaculos é o obstáculo da sociedade. Algumas pessoas não olham ao andar na rua e tropeçam no cadeirante (mesmo que você desvie), outras quando tem que esperar para que você passe em determinado local mostram impaciência, alguns ficam nervosos e outros até chingam!

E alguns fazem a questão de falar:
_Tadinha!

Hoje até teve uma que me parou e me perguntou:
_Tadinha é sua avó?
_É!
_E ela não anda não?!
E eu tive que responder:
_Anda boba, ela so esta nessa cadeira porque esta com preguiça!

Francamente! Não tem o que dizer, não diz nada!

Bom é isso! Nunca pensei realmente na condição dos deficientes. Mas depois de hoje, ficarei muito mais atenta...










Ah! Fugindo do assunto um pouco...
Ontem foi dia de CQC e foi barbarooo como todos os dias!
Pena que não teve mais reportagens com o Danilo!
=(


Uma ótima terca-Feita a fotos!
Fui





Beijomeliga...

2 comentários:

Poquiviqui disse...

Que assunto delicado heim! Mas ainda assim mandou muito bem! Tratou corajosamente e ate com bom humor, que eh fundamental na minha opiniao!!!
Acho que esse eh o caminho!
Alias, eu to escrevend um post tambem sobre acessibilidade, assim que eu postar te avisarei, e esperarei uma visita!! :)

Anônimo disse...

Engraçado você postar isso, eu mesma observo muito essa questão aqui na minha cidade, e realmente, as dificuldades são imensas!

Mas sua vó, com uma neta como você, está em ótimas mãos e muito bem cuidada, pra ajudá-la a superar essas dificuldades.

Minha mãe também teve AVC, mas não ficou com sequelas, pois era muito nova quando teve...mas entendo seu lado, é frustrante e revoltante o que fazem com as pessoas.

Fica aqui o meu "tô contigo e não abro" moça.

Muito bom o post.

Beijão